|
Não foi possível carregar o ficheiro Flash, tente instalar a versão actual do Flash Player (download)
|
|
|||
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Documentos: ![]()
Não foi possível carregar o ficheiro Flash, tente instalar a versão actual do Flash Player (download)
» Pesquisar
|
» Colectividades
► Rancho Folclórico de Dem
(Serra D’Arga)
4910 – 188 Caminha
Fundado em 1950 pelo Dr. Alfredo Moreira em colaboração com o etnógrafo Pedro Homem de Mello e mais tarde com o Dr. Desidério Afonso.
Este Grupo representa o Folclore do Alto Minho concretamente Dem – Serra D’Arga.
O seu traje à lavradeira, tipicamente usado nas romarias, para além do fato de trabalho, domingueiro, de dó, mordoma e noiva, representam o que ali se usou ao longo de séculos reflectindo cada um deles o uso e costume de uma época e de um povo outrora comunitário.
Na sua forma organizada editou vários discos e levou a sua etnografia a todo o Portugal, Espanha, França, Holanda e Inglaterra através de danças como o vira minhoto, a cana verde, a noiva, o velho, o malhão, a chula, a gota, etc., sempre ao som das concertinas, dos ferrinhos, das castanholas, dos cavaquinhos, do reque-reque, do bombo, entre outros.
Hoje, como há décadas atrás, deixa um currículo fruto de um trabalho rigoroso e persistente para que os vindouros, dele reconheçam a arte popular que também os caracteriza e que será importante continuar a preservá-la.
Só assim recordarão o uso e costume, a velha tradição de um povo.
Contacto: Telfs. 258 921 918 / 258 922 287 / 258 922 407 Telm. 962 790 962
► Grupo Juvenil de Dem ► ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA RECREATIVA E CULTURAL DE Dem
(SECÇÃO DE BOMBOS - CONTACTO 969619853 email: bombosdedem@freguesiasdeportugal.com) |
|
![]() |
|
© Portal das Freguesias, Todos os direitos reservados
|